domingo, 30 de janeiro de 2011

Acari-RN

por André Mota

Conhecida como a cidade mais limpa do Brasil, Acari é uma cidade que guarda muitos encantos. Entre eles, o Açude Gargalheiras é a representação máxima da beleza da região do Seridó Potiguar. O cenário do açude é composto por uma majestosa cadeia de serras de granito que margeiam toda extensão do açude. A sangria da barragem, construído entre duas serras, é um dos mais belos espetáculos do Estado. Com a chegada das chuvas, fica sempre a expectativa do evento ocorrer.

O acesso à barragem é fácil, com estacionamento bem ao lado. Embora do local a vista já seja encantadora, as mais magníficas imagens do Gargalheiras ficam no alto das serras que ajudam a compor a barragem. Há trilhas que levam ao topo de ambas as serras. A subida na serra do Pai Preto, que dá vista para a barragem, pode ser bem árdua para alguns e deve ser feita com cuidado, pois há trechos bem íngremes e escorregadios. A subida da outra serra é mais tranqüila, porém mais longa, e dá vista à imensidão do açude. 

O balneário do açude do açude fica na chamada “Prainha”, onde há alguns quiosques que servem um bom peixe. É possível também fazer passeios de barco pelo açude a partir do povoado de Gargalheiras (uma vila erguida para pessoas que participaram da construção da barragem).

Bem próximo dali, outro lugar chama atenção pela sua exótica beleza. Trata-se do Poço do Arthur. No local, um lago rodeado de rochas que parecem ter vida e montanhas ao fundo formam uma belíssima paisagem. Ainda estão situado ali dois sítios arqueológicos, os quais possuem gravuras de itacoatiaras (pedra riscada, em tupi).


Para fazer as trilhas e conseguir barcos, basta procurar no povoado de Gargalheiras por Ivan, um guia local que conhece tudo na região.


Serviços:

Como chegar: Partindo de Natal, pegar a BR-226 até Currais Novos, seguida da BR-427 até Acari.
Onde ficar: (84) 3504-4151 (Pousada Gargalheiras)
Contato: (84) 9932-9412 (Ivan, guia local)

Um comentário:

  1. É realmente lindo e também é possivel a pratica de rapel é so chegar la e perguntar por Zé Maria e dizer que quer praticar o esporte, e vamo que vamo, a natureza é limda e temos o dever de preservar!!!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog