quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

São Rafael - RN

por André Mota

Lazer, aventura e história. Tudo isso pode ser conferido em um único lugar: São Rafael. Belíssimas paisagens formadas por montanhas de granito branco, açude, pinturas rupestres, casarões antigos e até uma cidade submersa compõem o cenário desta região de grande potencial turístico.

Após a construção da barragem Armando Ribeiro, em 1983, a cidade de São Rafael foi inundada pelas águas do açude (os habitantes foram realocados para a "Nova São Rafael", construída em uma parte mais alta do município). Além de alguns escombros que podem ser encontrados em períodos de seca nas margens da chamada Prainha, local de lazer da cidade, a maior mostra que ali existiu uma cidade podia ser avistada de longe até o final de 2010. Tratava-se da torre da Igreja Matriz da antiga cidade, que permaneceu emersa nas águas do açude por 27 anos até que as paredes que a sustentava ruiu e a torre caiu em dezembro de 2010. A torre podia ser visitada de barco a partir da Prainha e era uma das maiores atrações da cidade.

A região da fazenda Lájea Formosa com certeza é um dos lugares mais impressionantes do Rio Grande do Norte. No local há tanques naturais que se formam no lajedo com a água das chuvas e pinturas rupestres nas paredes das rochas. Mas o destaque mesmo é subir e caminhar pela exuberante montanha de granito de Lájea Formosa. Para os menos preparados, a subida pode ser um pouco árdua, mas é recompensadora. No alto, é possível percorrer toda a extensão da montanha em meio a rochas de diversos tamanhos e formatos e a uma vegetação típica da caatinga com várias macambiras, coroas-de-frade e mandacarus. A paisagem em volta da montanha, vista do alto, é de tirar o fôlego. Pode-se admirar toda beleza da própria montanha com seus imensos paredões listrados, formados pelas águas que escorrem das chuvas, além da vastidão montanhosa da Serra Branca.

Na Serra Branca, o que predomina é o ar aconchegante da zona rural. Entre as construções antigas, destaca-se o casarão do Barão de Serra Branca (também conhecido pela Casa da Baronesa). A construção de 1881, antes abandonada, foi recentemente tombada como monumento histórico-cultural. O lugar conta com inusitadas antiguidades como um palanquim, usado como meio de transporte pela baronesa Belizária Wanderley de Carvalho e Silva, carregada pelos escravos. Serra Branca recebeu este nome devido à cadeia de montanhas de granito que acerca a região, que são propícias à prática do montanhismo.



Serviços:

Como chegar: A partir de Natal, pegar a BR-304 seguida da RN-118.
Onde ficar: Pousada e Restaurante São Rafael (84) 3336-2347
Contato: Prefeitura de São Rafael (84) 3336-2283

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog