sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Conquista da confluência 7°S 39°O

por Joaquim das Virgens



Esta expedição, planejada e executada pela comunidade do ORKUT Aventureiros por Natureza, ocorreu durante o ultimo final de semana de janeiro. Esta expedição iniciou quando o grupo saiu de Natal, logo pela manhã do dia 28, com destino ao municipio de Aurora-CE. No caminho passamos pelo Vale dos Dinossauros em Souza - PB, onde são encontradas pegadas de répteis gigantes do Cretáceo.

Chegando em Aurora, retiramos o computador e o conectamos no GPS. No computador era possivel ver a imagem de satelite de média resolução (LANDSAT-7) e junto a ela o caminho seguido em estradas, fazendas, etc. Na imagem de satelite podia ver que a confluencia se situava em um campo de plantação ao lado da estrada e que apenas um matagal a separava da estrada, a 150m de distancia. De Aurora seguimos por uma estrada de barro até que uma grande represa nos fez ter certeza que estavamos no caminho certo, pois a mesma aparecia na imagem. Continuando pela estrada, o GPS indicou que estavamos a 200m do ponto buscado. Eram umas 16:00 quando deixamos o carro e seguimos a pé pelo mato até um descampado sendo preparado para o plantio. pouco a frente estava a confluencia. Eram umas 17:40 quando a conquistamos, fizemos as fotos e retornamos para o carro, de onde seguimos de volta para Aurora onde pernoitamos para no outro dia seguirmos para a confluencia 07°S 40°W.

O uso de imagens de satelite georreferenciadas mostrou-se eficiente, pois as imagens de satelite são mais eficientes e atualizadas que as cartas topográficas. Introduz-se a imagem em um laptop através de um software de navegação e conectado ao GPS, busca-se seguir pelos caminhos mostrados na imagem, cuja resolução chega aos 15m quando obtidas do satelite LANDSAT-7, 30m do LANDSAT-5, 1m do Ikonos e 60cm do QuikBird. Certamente é necessário saber interpretar a imagem para que não se corra o risco de seguir um rio e não uma estrada.

A conquista de uma confluencia é uma coisa que depende somente de nossos esforços. Geralmente os nomes mostrados na carta topográfica são desatualizados ou equivocados, de forma que não tem como o conquistador chegar para alguem do sertão e perguntar "amigo, onde fica a confluencia mais proxima?" Se nem o nome do local onde ele vive ele sabe direito. Assim, quanto mais subsídios o conquistador dispuser mais eficiente será sua procura, a menos que ele queira mesmo meter a cara no mato e tentar alcançar o ponto de qualquer maneira.


A publicação da conquista desta confluência pode ser acessada no link:
http://www.confluence.org/confluence.php?id=3983
   


 
NOTA: A conquista de confluências faz parte de um projeto de um site cujo objetivo é visitar cada uma das confluências (interseções de coordenadas de latitude e longitude de grausinteiros) do mundo, registrando com fotos e informações sobre o local. "É uma amostra organizada do mundo", como citado no site que hospeda as histórias e as fotos das conquistas, o confluence.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog