quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Portalegre-RN

por André Mota

Região serrana com cachoeiras com mais de 100 metros de queda, mirantes com visual de tirar o fôlego, inscrições rupestres enigmáticas em baixo relevo, clima agradável e uma boa estrutura para receber o turista. Não parece que estamos falando de um lugar que está localizado no Rio Grande do Norte. A 372 km de Natal, fica localizada a pequena cidade de Portalegre, que está aos poucos deixando o anonimato e se tornando uma das grandes promessas do ecoturismo do estado. Prova disso é o investimento que o município vem dando ao turismo e a construção de grandes hotéis na região. A cidade já está bem estruturada e preparada para receber tantos os visitantes que querem aventura como os que buscam um turismo mais light e um bom descanso.

Entre as atrações para todo público, o terminal turístico Fonte da Bica é um formoso local totalmente estruturado, formado por várias nascentes de água cristalina e cercado por uma vegetação ainda nativa. Além da beleza natural, o local é cercado de histórias e lendas sobre a índia Cantofa e sua neta Candy, que ao presenciar o assassinato de sua avô, se refugiou na mata e até hoje, dizem os locais, assombra o local.

Logo no começo da subida da serra para Portalegre, pode-se fazer uma trilha curta toda sinalizada e estilizada com pontes de madeira que leva à Cachoeira do Pinga, uma belíssima queda de 96 metros de altura. 

Ainda de fácil acesso, há o mirante Boa Vista, estruturado com bar e restaurante, onde se pode admirar o visual da serra tanto de dia como à noite. Próximo dali pode-se visitar um marco esculpido em alto relevo conhecido como a Pedra do “R”, em referência ao Rei de Portugal, que no século XVII serviu para delimitar a antiga Vila de Portalegre. 
 
A Trilha das Duas Torres e da Pedra do Letreiro permite um trekking leve de 3 km que leva a um mirante natural formado por duas grandes rochas e a magníficas inscrições rupestres talhadas nas paredes de uma loca de pedra. O ponto de partida da trilha fica em uma casa de farinha localizada a 500 metros do centro da cidade.

 
Para quem está disposto a encarar um trekking mais pesado, pode contemplar o mais impressionante atrativo da região. Trata-se da cachoeira do Tallhado com uma virtuosa queda de mais de 100 metros de altura. Uma furna localizada na base da cachoeira completa este cenário magnífico. Durante toda trilha é possível admirar belas paisagens com rios e mirantes naturais, além de poder se banhar em piscinas naturias que se formam ao longo da queda da cachoeira. O início da trilha fica a 7 km do centro da cidade, tendo como apoio a casa de Seu Novinho, um senhor simpático que pode guiar os interessados até a cachoeira.

Serviços:
Como chegar: Partindo de Natal, pegar a BR-304 até Açu, seguir pela RN 233 até Caraúbas seguida da RN 117 até Umarizal e da RN 076, pegando, então, a RN 177 até Portalegre.
Onde ficar: (84) 3377-2002 Hotel Portal da Serra e (84) 3377-2344 Pousada Brisa da Serra
Maiores informações: (84) 9998-9770 Maria Aucely Costa (Secretaria Turismo de Portalegre/RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog