terça-feira, 3 de maio de 2011

Carnaúba dos Dantas - RN

por André Mota

Localizada na região do seridó, a 225 km de Natal, Carnaúba dos Dantas é um dos principais focos turísticos do interior do estado. O município atrai milhares de pessoas nos períodos de festividades religiosas e também àqueles em busca do turismo arqueológico.

Carnaúba dos Dantas possui dezenas de sítios arqueológicos registrados e considerados de grande importância para a comunidade arqueológica brasileira. A maioria destes sítios está localizada nas encostas das serras a poucos quilômetros do centro da cidade. A região é tão rica em pinturas rupestres que são necessários vários dias para explorar tudo que a mesma oferece. Dentre os sítios mais interessantes e de mais fáceis acessos, estão o Xique-xique I e II e o Talhado do Gavião.

A trilha que leva aos sítios Xique-xique I e II é leve, perfazendo um percurso total de, aproximadamente, 4,5 km (ida e volta) em meio a uma vegetação típica da caatinga. As pinturas nas paredes são bem conservadas e, embora subjetivas, não são difíceis de serem interpretadas, podendo identificar animais, pessoas e rituais diversos. Uma curta trilha subindo serra leva ao sítio Talhado do Gavião que, além das belas pinturas que cobrem todo o teto do talhado, possui uma belíssima vista da região.

Carnaúba dos Dantas também é um dos mais importantes destinos do turismo religioso do Estado. A cidade fica lotada no período das suas duas grandes festas religiosas, a festa de Nossa Senhora das Vitórias e a encenação da Paixão de Cristo na semana santa. Em Carnaúba dos Dantas é obrigatória uma visita ao santuário do Monte do Galo, onde há uma capela, um cruzeiro e algumas imagens religiosas, além da escultura do galo que dá nome ao local. Com 155 metros de altura, é possível admirar toda beleza da natureza que acerca a cidade. Outro local curioso a ser visitado é o Castelo Bivar, cuja arquitetura foi inspirada nos castelos medievais franceses.



Serviços:

Com chegar: Partindo de Natal, seguir a BR-226 até Currais Novos, seguida da BR-427 e da RN-288.

Onde ficar: Pousada Cabocla do Sertão (84) 8853 4638

Contato: Prefeitura de Carnaúba dos Dantas (84) 3479-2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog