quinta-feira, 5 de maio de 2011

Serra Caiada - RN

por André Mota

A escala é um esporte ainda pouco difundido no RN, mas há anos é praticado por aqui e o número de adeptos só vem sempre crescendo desde a criação da Associação de Escaladores do RN (AERN), em 2002, que ajudou a impulsionar e organizar a atividade no estado.

O destino preferido dos escaladores do RN é a Serra Caiada, nome também do município onde fica localizada a serra, distante 70 km de Natal. Tal apreço deve-se à formação rochosa da serra ser propícia à prática e por possuir um ambiente bem completo para os escaladores. A serra possui mais de 80 vias de escaladas que variam de 45 a 105 metros de altura com diferentes graus de dificuldade. Há paredes com vias perfeitas para quem quer iniciar na atividade.

O local ainda permite a escalada do tipo boulder, na qual a escalada é feita em pequenos blocos rochosos sem o auxílio de equipamentos, privilegiando apenas o rigor físico. Para quem quiser iniciar no esporte, há cursos que são ministrados na própria serra. Em breve, a região contará também com um albergue que servirá de apoio aos escaladores.

Para quem quer apenas admirar a beleza do alto da serra, há uma trilha que leva até o topo. A subida é um pouco íngreme, porém curta. Leva-se, aproximadamente, 30 minutos para chegar ao topo do serra e ter uma recompensadora panorâmica da região.

Serviços:

Como chegar: Partindo de Natal, pegar a BR-304 seguida da BR-226 até Serra Caiada.


Maiores informações sobre escalada em Serra Caiada: www.aern.org.br (Associação de Escaladores do RN) e
http://escaladaserracaiada.blogspot.com

4 comentários:

  1. OLá Galera Apn! Então, sou escaladora e estou frequento a Serra desde 2004 quando fiz o curso de escalada em Rocha, também faço parte dos ApN, apesar de só haver participado de uma das aventuras, ainda acompanho as atividades assim de longe. Queria só fazer uma retificação de uma das informações desse POst, onde diz que a Serra possui 9 vias...na verdade em Serra Caiada, entre Vias tradicionais, esportivas e boulders, possuímos em torno de 85 vias, isso na época do VI EENE (Encontro de escaladores do NOrdeste) que aconteceu lá em 2007. HOje esse número já aumentou, pois temos grupos que adaram empenhados na conquista de novas vias. ---Outra Informação: Está previsto o "X EENE" para o período de 28 a 30 de outubro em Redenção-CE -FIca a Dica!!! http://xeene.org.br/--- Blogger Escalada Serra Caiada www.escaladaserracaiada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo toque, Anaceli. Corrigi essa informação no texto. [ ]'s

    ResponderExcluir
  3. Um salve a todos do da APRN!

    Tenho interesse em voltar a fazer trilhas e
    escaladas.

    Vi o blog do vocês no "Solto na Cidade" e pensei que o atalho estava criado.

    Não encontrei nenhuma programação no blog e queria entrar em contato. Qual o procedimento? Qual a próxima trilha? Como participar?

    Se possível peço que me enviem um e-mail com a programação: hermes.halley@gmail.com

    Forte a abraço e até a próxima... trilha.

    Hermes Halley

    ResponderExcluir
  4. Olá Hermes. À princípio, este blog é apenas um informativo sobre o grupo e a comunidade do orkut Aventureiros por Natureza. As viagens e trilhas são combinadas na comunidade do orkut. Detalhes de como participar podem ser visualizados nos tópicos "Como funciona", "O estilo ApN" e "Termo de Adesão" acessíveis nesse blog e na comunidade.

    [ ]'s


    André Mota

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog