sexta-feira, 6 de maio de 2011

Galinhos - RN

por André Mota


Localizado em uma península a 162 km de Natal, Galinhos é um verdadeiro paraíso. Fundada por pescadores, o pequeno município possui apenas 2135 habitantes (segundo dados do IBGE de 2007) e, devido ao seu difícil acesso, não há automóveis.

De carro chega-se até a praia de Pratagil, onde há um estacionamento para deixar os carros. A partir deste ponto é preciso pegar um barco no píer para chegar até Galinhos. O transporte local é feito por charretes puxadas por jegues, chamadas jegue-táxi.

Na cidade não há lojas, bares sofisticados ou mesmo feiras de artesanatos requintadas típicas de regiões praianas mais badaladas. Em compensação, Galinhos é um paraíso repleto de belezas naturais ainda em sua forma nativa, e, por ser afastada de qualquer outra localidade, é um verdadeiro oásis de paz e tranqüilidade. No final da tarde, vale a pena caminhar até o farol de Galinhos, próximo da extremidade da península, para conferir um pôr-do-sol único.

O passeio de barco é imperdível. É possível percorrer cerca de 8 km enseada adentro, passando por manguezais, salinas e dunas praticamente intocadas. Há parada para almoço na praia de Galos e para banho num local paradisíaco, cercado por dunas, de onde é possível avistar o Pico do Cabugi a uma distância de quase 70 km.

Outros atrativos ficam por conta dos ótimos ventos de Galinhos, que são excelentes para a prática de kitesurf e windsurf. Ainda há passeios de buggy na região que levam a lagoas em meio ao “deserto” de areia.

Serviços:

Onde ficar: (84) 3552-0024 (Pousada Oásis Galinhos)

Como Chegar: De Natal, seguir pela BR-406 até 15 km após Jandaíra, pegando a RN-402 até o final da estrada, de onde segue de barco até Galinhos.

Maiores informações: (84) 3552-0006 (Prefeitura de Galinhos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog